Eventos Parceiros na Programação


Eventos parceiros na programação (em ordem alfabética)

arte em andamento 
www.arteemandamento.blogspot.com
projeto com pouco mais de dois anos de atividades, visa o diálogo de artistas independentes de modo a configurar um movimento artístico que não privilegie nenhuma manifestação em especial, mas toda e qualquer forma de arte. Com um clima completamente informal os artistas podem chegar a qualquer momento e apresentar seu número. É bem comum que músicos se juntem e sem nenhum ensaio improvisem uma atuação conjunta.

biodanza e poesia 
aula aberta com a facilitadora Denizis Trindade

bochicho no buteskina 
Evento que acontece quinzenalmente e tem como proposta difundir a poesia, a música, o audiovisual e a performance. Com a Gang da Poesia e convidados especiais.

bom de poesia 
festa no bondinho de santa Teresa e sarau no largo dos guimarães

cabaré da poesia 
Evento que tem como proposta difundir a poesia, a música, o teatro, a perfor-mance, usando o palco como um set de filmagem, onde cada convidado é presenteado com um poema de sua autoria, no youtube, no canal poemasbr, pela personalfilme produções artísticas.

carnaversos 
abertura da IV Semana da Poesia. Encontro de Poetas e Amantes da Poesia para a 1ª Marcha Poesia, Paz & Amor, e a ala infantil – Marchinha Arte e Alegria

cineclune poesia
debate 'Desargumentação: A literatura por tras do Cristo Redentor'
(mesa: Ecio Salles, Heraldo HB e Rolf Ribeiro)

circuito literário conversa com verso
www.circuitoliterarioconversacomverso.blogspot.com

projeto cultural desenvolvido na Zona Oeste do Rio de Janeiro desde 1999, ano de sua criação, cujo objetivo é reunir poetas e escritores a fim de se promover a arte literária, resgatando grandes nomes do panorama nacional e valorizando os da atualidade.

corujão da poesia e da musica barra/ ipanema e leblon / niterói
www.corujaodapoesia.com

Somos a única vigília semanal de poesia, literatura, música e outras manifestações artísticas no continente americano. Em nossos encontros não há roteiros prévios e o protagonismo é do público que ocupa livremente o microfone. Temos como compromisso fundamental a disseminação do PRAZER DA LEITURA e a INCLUSÃO DO OBJETO LIVRO em quaisquer locais por onde passamos ou somos solicitados.

dê um poema de presente
roda de leitura e oficina Fraldas Poéticas com Rute Casoy

dizer poesia
Lugar poético onde escritores e amantes da poesia se encontram para compartilhar o prazer de dizer e escutar poemas. Ambiente acolhedor onde todos são carinhosamente recebidos e convidados a se apresentar. Nos 4 anos e meio de existência muitos poetas passaram pelo nosso espaço. O Dizer Poesia é uma atividade da Sociedade da Ciência do Sentir e é coordenado por Sonia Viana.

encontro de poetas
evento criado pela Sociedade Literária e Cultural Khalil Gibran, com roda de leitura, buffet da culinária libanesa e a magia da Dança Oriental

exposição renato russo
Revivendo Renato Russo 3

La Gente che fa L’Arte
com artes de Heitor Facco, Joaquim D’Castro, Mozileide Neri, Falcoa e outros artistas (todas inspiradas na obra do "Poeta do Rock").A exposição estará aberta para visitação das 16h do dia 21/03/11 às 16h do dia 20/04/11.
festa da poesia
intervenção poética no metro

luau palimpsesto
(POETAS VISITAM A LUA NA IV SEMANA DA POESIA - Homenagem a Chico Buarque e Torquato Neto)

Música, poesia e muita alegria!
Atrações inusitadas a bordo.
Duo Sem Fronteiras Interpreta Letras de Chico Buarque.

noites culturais
evento realizado mensalmente na Escola Estadual Francisco Alves em Botafogo. Nessa edição, poetas participantes da IV Semana da Poesia estarão presentes e alunos e professores também falarão poemas dos homenageados Torquato e Chico Buarque

opa! ocupações poéticas
www.ocupacoespoeticas.blogspot.com

Artistas se reúnem e compartilham poesia, música e alegria para e com os moradores das Comunidades  Pacificadas do Rio de Janeiro,a OPA! Já passou pelas comunidades:
Complexo do Alemão, Vila Cruzeiro, Batan – Realengo(fotos anexo)
No dia 20 de março a OPA! Chega à comunidade Cidade de Deus

pelada poética
www.poesianoleme.blogspot.com

A Pelada Poética no Leme é uma proposta de brincar com a palavra, "dar uma de doido" e se divertir. O microfone passa de mão em mão e todos podem participar. Só não pode não deixar a bola cair. Vamos brincar de poesia?

poesia em debate
evento da Coordenação de Livro e Leitura de Secretaria Municipal de Cultura , a ser realizado na Biblioteca de Botafogo

poesia na laje
Primeiro encontro a ser realizado na laje do Michael Jackson, na Comunidade Santa Marta

poeta saia da gaveta
poetasaiadagaveta.blogspot.com

PSG realiza, há 17 anos, um evento imperdível, com RODÍZIO DE POESIA, autógrafos, performances e música ao vivo; um espaço democrático, descontraído e de altíssimo astral. Na platéia, pessoas que não escrevem estão ali para aplaudir o poeta. Confira.

poezia, que porra é essa?
Lançamento do livro de Cairo Trindade

Polem
O sarau poético-musical POLEM (Poesia no Leme) existe há quase 3 anos (originou-se em junho de 2008), sempre levando literatura e música para o calçadão da orla do Leme/RJ. O evento é organizado, atualmente, por quatro artistas e ativistas culturais do Rio de Janeiro: Marcelo Mourão, Vânia Moraes, José Wilson e Luíza Stella.
E acontece em todas as quintas-feiras (evento semanal) no quiosque Estrela de Luz, posto 1 da praia do Leme, situado bem em frente ao restaurante La Fiorentina.

ponte de versos
www.pontedeversos.com.br

iniciado na Livraria Ponte de Tábuas, que já apresentou mais de 250 poetas e publicou duas antologias, de 4 e 8 anos, e prepara-se para publicar a próxima em 2012.

praça poema
atividades poéticas e artísticas ao ar livre

ratos di versos
http://ratosdiversos.blogspot.com/

Ratos di Versos é um coletivo poético  que  surgiu,  há 5 anos, da  ideia imatura da “autogestão”.  Ratos di Versos é um dos  projetos  dos  mais originais  e  famoso  que acontece na LAPA -  Rio de janeiro.  Paralelo a isso, se apresentam e já se apresentaram,  em casas noturnas, praças, ruas e becos do Município e em outros Estados.
sarau do central

te encontro na apperj
www.apperj.com.br

Estreia do evento, em 2011, que contará com grandes atrações poéticas e musicais em homenagem a Torquato Neto e a Chico Buarque de Holanda, além de novidades e da participação dos apperjianos presentes.
Tendo à frente da coordenação sua diretoria, o “Te Encontro na APPERJ” é um evento tradicional, que há anos faz parte do calendário oficial da Associação e, este ano, estará inserido na programação da IV Semana da Poesia.

terça converso no café
www.grupopoesiasimplesmente.blogspot.com

Início da décima segunda edição deste evento semanal organizado pelo grupo Poesia Simplesmente. Aberto aos poetas e artistas em geral, congrega poesia, música, conto, palestra, debate e exposição sobre arte. Sempre às terças-feiras, de março à novembro, com a participação fiel do público e dos poetas que, por isto, são carinhosamente chamados de "Poetas Amigos do Café" ou "Amigos do Café".    

turbilhão poético
www.turbilhaocultural.wordpress.com

Encontro festivo dedicado aos poetas, atores, músicos e artistas em gerais (sejam eles praticantes ou não), dos mais variados locais e regiões, onde o mais importante é estimular a participação de todos em trocas, experimentações e num contato maior com um turbilhão de novas (e antigas) idéias, intervenções e atrações culturais.É só entrar e relaxar!

um brinde à poesia
http//:umbrindeapoesia.blogspot.com

Completando doze anos no dia 11 de junho deste ano Um Brinde à Poesia já marcou sua presença na história cultural de Niterói celebrando a vida com arte.  A foto jornalista poeta Lucília Dowslley, criadora e produtora do evento, trará poetas do cenário carioca para comemoração da IV Semana da Poesia do Rio de Janeiro. Tradicionalmente, no final das apresentações, Lucília forma um círculo com todos para fazer o grande brinde celebrando a vida e a paz no mundo.