quinta-feira, 4 de março de 2010

Viva Leminski! Viva Cazuza!

O Rio é uma Festa!

Reveillon, Carnaval, e já é a Semana da Poesia.



III Semana da Poesia - Rio de Janeiro
14 a 21 de março de 2010
Os Poetas estão Vivos

O poeta é a antena da raça
Ezra Pound


Acreditamos que seja o momento de se fazer um novo registro histórico da poesia que se faz hoje. A Poesia do século XXI está em pé, experimenta novas aderências e se liberta das prateleiras. O poema ganha voz, corpo e movimento.

O Rio de Janeiro inspira e respira poesia o ano inteiro. Cerca de 40 saraus acontecem todo mês no Estado. Além disso, é crescente o número de atividades culturais: lançamentos de livros, concursos literários, cursos, workshops e oficinas, e até shows musicais com intervenções poéticas.

Nenhuma fórmula para a contemporânea expressão do mundo.
Ver com olhos livres. (Manifesto Poesia Pau-Brasil)
Oswald de Andrade em 18 de março de 1924


Em março se comemoram duas datas da Poesia: o Dia Nacional (14/03) e o Dia Mundial da Poesia, proclamado pela UNESCO (21/03).

Diante deste cenário, a Semana da Poesia – Rio de Janeiro vem pelo terceiro ano consecutivo celebrar a palavra escrita, falada, cantada e performatizada. Uma semana de atrações, com os principais agitadores da poesia, mostrando as tendências e vertentes que já vigoram na cena cultural carioca, com apresentações de poemas na voz dos poetas vivos e dos amantes da poesia.

O evento propõe valorizar a diversidade artística brasileira, mesclar sotaques e culturas, abrir espaço para a fusão das artes tendo a poesia como fio condutor.

A idéia é rechear a semana, de 14 a 21 de março, com atividades integradas que visem promover e incentivar o hábito da leitura, democratizar a arte, divulgar nossos poetas atuais e manter presente na memória os grandes nomes da literatura brasileira.

É preciso mostrar que a poesia pode estar no dia-a dia das pessoas. Propomos que o Movimento Poético ocupe os espaços culturais, que os livros dos poetas contemporâneos ocupem as vitrines das livrarias, que seus poemas sejam incluídos nos livros didáticos e estudados nas escolas. E que as grandes editoras os publiquem.

Em 2009, homenageamos Vinicius de Moraes. A III Semana da Poesia irá celebrar o encontro da poesia com a música, fazendo uma homenagem a dois artistas de personalidade marcante e atuação múltipla, cuja obra é referência e atrai seguidores até hoje: o poeta da contra-cultura Paulo Leminski e o cantor Ícone que atravessa gerações, Cazuza, por ocasião dos 20 anos da sua partida.

Além dos saraus em espaços culturais, bares e livrarias, teremos um Luarau (luau + sarau) no Arpoador com café-da-manhã poético, um sarau infantil, eventos ao ar livre, lançamentos de livros e apresentações em escolas.



Realização:

Elllas & Monstros
www.elllaseosmonstros.blogspot.com

Oficina de Literatura Cairo Trindade
www.cairotrindade.com

Biodanza e Poesia
www.poesiaebiodanza.blogspot.com



Produção:
Clauky Boom
clauky@gmail.com


Sheyla de Castilho
sheyladecastilho@hotmail.com

Um comentário:

  1. e quando são os eventos? que dia é o luarau? busco um local legal pruma ratatada.. beijo perere

    ResponderExcluir